nicolas-maduro

Ditadura venezuelana paraliza referendo sobre mandato de Maduro

Previsivelmente, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) – aparelhado pelo ditador Maduro – anunciou que acatará a decisão de quatro tribunais regionais que anularam, na quinta-feira (20), a primeira etapa do processo para ativar um referendo que pode revogar o mandato do presidente, conforme diz o site Ucho.Info.

Para encenar alguma seriedade no trâmite, o CNE afirmou ter recebido a notificação de que os tribunais dos estados de Aragua, Bolívar, Carabobo e Apure anularam a coleta de assinaturas de ao menos 1% do número de eleitores (200 mil) realizada em maio pela oposição, alegando que a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) cometeu fraudes. A oposição recolheu quase 400 mil assinaturas.

O CNE alegou que os tribunais acataram as denúncias do governo Maduro sobre a “o falso atestado de um funcionário público, aproveitamento de ato falso e fornecimento de dados falsos” para o poder eleitoral.

A decisão judicial interrompe o início da etapa seguinte para ativar o referendo contra Maduro, que consistia na coleta da assinatura de 20% dos eleitores venezuelanos registrados, ou seja, 4 milhões de pessoas.

“Essas decisões têm como consequência a paralisação, até nova ordem judicial, do processo de coleta de 20% das assinaturas, que estava previsto para os dias 26, 27 e 28 de outubro”, disse a nota divulgada pelo CNE.

 

6 comentários sobre “Ditadura venezuelana paraliza referendo sobre mandato de Maduro

  1. Recentemente vi um vídeo em que Stédile, o líder do MST, falou na Venezuela com a presença do ditador Maduro, que no dia 30 de Novembro vai incendiar o Brasil nos campos e nas cidades e que à ele se juntarão todos os partidos de esquerda da America Latina, num movimento a favor da Venezuela de Maduro e pela volta de Dilma ao poder, tudo em nome do sonho de Hugo Chavez da pátria grande comunista da America Latina. Ora, ora, se um sujeito destes pode andar livremente pregando a discórdia e a desunião dos povos em nome do comunismo ditatorial de Cuba e da Russia, então eu pergunto: “A quem ele serve???”. O que me incomoda é o silêncio das FFAA.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s