infochpdpict000061752174

Até a Globo reconhece que foto de Crivella fichado pode ter sido prática equivocada da Polícia Civil

A repercussão da baixaria praticada pela revista “Veja” está custando caro à reputação da publicação, cuja chefia hoje é ocupada por André Petry, adepto da extrema-esquerda. Por causa disso, a Veja praticamente não publica mais matérias danosas ao projeto totalitário de poder do PT.

O Globo disse que a foto que estampa a capa da edição da revista – que mostra o candidato à prefeitura do Rio Marcelo Crivella (PRB) fichado pela 9ª DP (Catete) em 1990 – pode ter sido fruto de uma prática equivocada da Polícia Civil à época.

A constituição brasileira de 1988 estabelece que, mesmo em caso de prisão em flagrante, só deveria ser fichado quem não tivesse registro civil em mãos ou legível, ou ainda quem tivesse identidade falsificada.

A própria revista Veja reconhece que Crivella apenas foi preso por policiais da unidade em 18 de janeiro de 1990 em uma detenção que durou 24 horas. Ele era engenheiro de uma obra que havia sido invadida. Na confusão, foi levado para a delegacia, onde o delegado mandou fazer as fotos para identificá-lo. Mas a única investigação aberta foi feita para investigar o abuso de poder do delegado.

“Hoje em dia, tem a lei 12.037 de 2009, que estabelece que a identidade criminal só deve ser feita se o detido não tem a identificação civil ou se o documento está destruído. Pode ser que essa identificação seja uma arbitrariedade. Ele (Crivella) não poderia ter sido identificado criminalmente nem se fosse preso”, disse o criminalista Bernardo Braga. Mas mesmo para 1990, já valia a regra de quem tem documento civil íntegro não deve ser fotografado pela Polícia Civil.

Breno Melaragno, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ, lembrou também que em 1990 a prática da identificação criminal era ilegal, “a menos que ele (Crivella) não portasse nenhum documento de identidade”.

A Revista Veja ainda não se pronunciou após a matéria do Globo.

crivella-veja

4 comentários sobre “Até a Globo reconhece que foto de Crivella fichado pode ter sido prática equivocada da Polícia Civil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s