lula-advogados-tile

Villa denuncia universidade bolivariana: “MEC deve explicar tudo sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana”

Em um comentário no Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, o historiador Marco Antonio Villa criticou fortemente o curriculum dos cursos oferecidos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Segundo o historiador, “é um projeto bolivariano financiado com dinheiro público, uma invenção do lulismo”.

A universidade foi fundada em 12 de Janeiro de 2010 em Foz do Iguaçu, com um investimento inicial de R$ 136 milhões. Conforme foi dito pelo historiador Villa, a maioria dos estudantes e professores são estrangeiros, e a grade curricular ideologizada foi criada justamente para consolidar o projeto bolivariano.

Apesar de possuir um “Comitê Universitário contra o golpe”, onde professores, alunos e funcionários acusam o impeachment de ser autoritário, o conteúdo marxista continua a ser disseminado na instituição federal.

Ouça o comentário de Marco Antonio Villa.

 

18 comentários sobre “Villa denuncia universidade bolivariana: “MEC deve explicar tudo sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana”

  1. Estive em Foz há dois anos e fiquei surpreso da existência dessa Universidade dentro a área da Itapu Binacional com vários estrangeiros pagos pelos brasileiros.

    Curtir

    1. Surpreso porque!!? E logo se vê que Vossa Senhoria não sabe nada sobre a Universidade, mas se acha no legítimo direito de criticá-la!! Primeiro se informe antes de dar opinião…

      Curtir

  2. Esta universidade foi criada para promover a luta das classes. Integração apenas no nome. Enquanto os jovens brasileiros têm tratamento diferenciado, atendimento médico pelo SUS, os alunos estrangeiros são atendidos no hospital Ministro Costa Cavalcante, sem precisar enfrentar fila; moradia e bolsa auxilio. Tudo financiado pelo governo brasileiro. Muito mais regalias aconteceram. Os cursos da área das humanas, com disciplinas que exigem reflexoes ideologicas, são os mais vulneráveis. O discurso é bolivariano.

    Curtir

  3. É mais uma doutrinação bolivariana disfarçada de universidade…meu Deus, quando penso q já vi tudo no campo da lavagem cerebral, vemos uma notícia dessas…é obrigação do MEC, no mínimo verificar qual a finalidade dessa instituição bem como sua utilidade para a educação brasileira, q como já percebemos, é totalmente doutrinária..

    Curtir

  4. E adianta explicar alguma coisa pra esse senhor?! Ele não vai entender! Ele quer encontrar somente as disciplinas de Sorbone e Harvard!! Como se a nossa realidade (da maior parte da população) fosse igual a das elites das nações dominantes do mundo!! É problema realizar iniciativas de maior integração latino americana de países com histórias em comum? Isso incomoda o que, a subserviência intelectual? Uma disciplina acadêmica (para além das clássicas) muitas vezes visa trabalhar especificidades do conhecimento de uma dada realidade! Se a nossa realidade difere dos países ricos, essas disciplinas estranhas para esse senhor, procura alcançar essas diferentes realidades! Para quem interessar (já q acredito q esses senhor ñ quer compreender) a disciplina: decolonialidade epistêmica trabalha, justamente o q esse senhor não quer reconhecer, a desconstrução de que há apenas uma forma única de compreender a realidade: a que trouxeram os colonizadores da América Latina. Procura também desvelar e valorizar outras formas de compreender e viver o mundo, como por exemplo dos povos originais, historicamente massacrados por essa colonização!!

    Curtir

      1. Se existe alguma coisa boa na eleição do Trump é perceber q esses brasileiros q se acham de 1° Mundo, vão saber que pra eles somos latino americanos igualzinho a qualquer paraguaio, boliviano…
        Tchau Miami!!!!!

        Curtir

  5. Ele sequer abriu o PPC dos cursos que criticou. Todos são acessíveis, mas, para ele, não foi conveniente abrir. Sobre os estrangeiros: é uma universidade internacional e EXISTEM MAIS BRASILEIROS DO QUE ESTRANGEIROS nela. Pura balela o que esse cara fala.

    Curtir

  6. Esse senhor Mauro, deve estudar nessa instituição que recebeu 136 000 000,00 enquanto as que nossos filhos concorrem, não tem dinheiro nem para papel higiênico.
    Se foi criada no período de presidência do “molusco barbudo”, tem “maracutaia ” sem dúvidas! Fecha logo e manda os estrangeiros para seus países!!

    Curtir

    1. Se existe alguma coisa boa na eleição do Trump é perceber q esses brasileiros q se acham de 1° Mundo, vão saber que pra eles somos latino americanos igualzinho a qualquer paraguaio, boliviano…
      Tchau Miami!!!!!

      Curtir

  7. Pois é. Por que será que o antigo governo comunista criou essa universidade? Boa coisa não tinha na cabeça.
    Universidade com ideologia? Cada um que tenha a sua. Fazer integração latinoamericana às nossas custas? Coisa de gente atrasada. Integração de mulambos, povo atrasado, mentes manipuláveis. Tudo que é de ruim tem neste hemisfério sul. Líderes políticos de esquerda intelectoides. Índio, maconheiro, analfabeto, reacionário militar, padre com teorias comunistas, etc

    Curtir

    1. Se existe alguma coisa boa na eleição do Trump é perceber q esses brasileiros q se acham de 1° Mundo, vão saber que pra eles somos latino americanos igualzinho a qualquer paraguaio, boliviano…
      Tchau Miami!!!!!

      Curtir

  8. Interessante que o Villa menciona que não sabe o que é o curso de Pedagogia da Terra, menciona a Federal do PR e simplesmente se esquece que esse curso faz parte do Currículo de Cursos da UFSCar, Universidade a qual ele pertence. Dentro do seu quintal, Villa!
    Concordo que ele pode questionar os currículos, mas ele parece que não se deu ao trabalho de digitar os termos no Google!!

    Curtir

  9. Interessante que o Villa menciona que não sabe o que é Pedagogia da Terra, menciona a Federal do PR e simplesmente se esquece que esse curso faz parte do Currículo de Cursos da UFSCar, Universidade a qual ele pertence. Dentro do seu quintal, Villa!
    Concordo que ele pode questionar os currículos, mas ele parece que não se deu ao trabalho de digitar os termos no Google!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s