dpedro

ABSURDO: Colégio D. Pedro II vai celebrar os 50 anos da Revolução Comunista Chinesa

Famoso por suas controvérsias, o Colégio D. Pedro II vai promover um ato de celebração da Revolução Cultural, uma das etapas da Revolução Comunista da China. O cartaz abaixo está circulando na internet, e tem causado revolta por homenagear um dos periodos mais sangrentos do século XX.

dpedro.jpg

A Revolução Cultural foi um dos episódios mais sangrentos da história moderna, onde o ditador Mao Zedong procurou erradicar de vez a oposição por meio de um processo de “guerra ao imperialismo e a burguesia”. Além da destruição sistemática de obras de arte e conjuntos arquitetônicos que representavam “a Velha China”, Mao também se voltou contra os cidadãos. Cristãos e chineses tradicionalistas foram perseguidos e mortos. Estrangeiros foram presos e milhões de pessoas morreram no campo por conta das desastrosas políticas econômicas. Mao ordenava até que soldados vigiassem o campo para que os camponeses não roubassem os alimentos plantados por eles próprios.

 

A violência de Mao atingiu até membros do Partido Comunista, que passaram a ser alvo dos “expurgos”. Para implementar a violência, foi instituída a Guarda Vermelha, composta principalmente por jovens. Seus membros eram incentivados a denunciar até os pais, caso desconfiassem de atitudes “antirrevolucionárias”. Segundo estudiosos, o saldo de mortes no período pode ter ultrapassado os 30 milhões apenas neste período.

 

O Colégio D. Pedro II é um dos mais tradicionais do país, e foi fundado por Bernardo de Vasconcelos em 1837, durante a regência do Marques de Olinda. Recentemente, a instituição foi alvo de polemicas por ter adotado a ideologia de gênero nos uniformes e na forma de tratamento dos alunos. Um dos responsáveis pela instituição é o vereador Tarcísio Motta, do PSOL.

 

 

6 comentários sobre “ABSURDO: Colégio D. Pedro II vai celebrar os 50 anos da Revolução Comunista Chinesa

  1. Absurdo é espalhar uma inverdade dessas. Esse evento nada tem a ver com o Pedro OU. Eles cederam o espaço. É o evento era sobre os movimentos revolucionários na América Latina, Índia e Ásia. O PII já esclareceu tudo. Aff!!

    Curtir

  2. Vocês fazem um jornalismo tão competente que o nome da escola está errado. Talvez verificar o nome e o ocorrido pouparia vocês de escreverem besteira.
    Fica como dica para as próximas matérias.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s