desktop4

Ex-ministra comete gafe ao falar de preço dos vôos e é corrigida por diretor do Instituto Liberal

A ex-ministra de Dilma, Kátia Abreu, que a defendeu no senado durante o processo de impeachment para não perder o cargo, fez um comentário das redes sociais sobre o preço de passagens aéreas entre São Paulo e Brasília, que é mais baixo do que os preços entre Brasília e Palmas, capital do Tocantins (estado pelo qual ela é também senadora).

14650541_1192198874171255_8127197710801303061_n

O diretor do Instituto Liberal, instituição fundada pelo empresário Donald Stewart Jr em 1983. Alexandre Borges, que também é escritor e autor no site do instituto, postou em sua página no Facebook uma resposta avassaladora que prova como Dilma escolhia seus ministros com base em coleguismo, não em preparo para o cargo. Confira na íntegra:

“Kátia Abreu nos presenteou com a resposta definitiva sobre sua conversão ao dilmismo. Está tudo claro agora.

A senadora acaba de reclamar que um vôo mais curto é mais caro do que um vôo mais longo. Aos 54 anos, descobriu que o valor de um produto não é calculado por seus custos de produção mas pelo valor subjetivo atribuído pelos consumidores no mercado. Bingo!

A idéia de que um produto deve ser vendido basicamente pelo custo de produção foi popularizada por Adam Smith e David Ricardo, depois servindo de base para Karl Marx criar sua risível teoria econômica. Seu professor talvez não tenha te ensinado, mas o trabalho de Adam Smith não serviu apenas para o desenvolvimento do liberalismo, ele é também o pilar do marxismo ecônomico.

Por volta de 1870, Leon Walras, Stanley Jevons e Carl Menger, separadamente e quase ao mesmo tempo, mostraram ao mundo que um produto vale tanto quanto sua “utilidade marginal” ou o valor da unidade adicional do produto. É simples: se seu apartamento não tem uma televisão, a primeira terá uma grande utilidade e, portanto, um valor enorme para você. A segunda TV será um conforto adicional, mas cada novo aparelho será menos útil. Dependendo do número de cômodos da sua casa, uma décima TV teria uma utilidade “negativa”.

O valor percebido pelo consumidor varia conforme sua avaliação pessoal e subjetiva de um produto. Katia Abreu, por exemplo, dá um grande valor ao trecho Brasília-Palmas, mas ela parece não entender que há mais gente que valoriza o trecho Brasília-São Paulo. Como há mais demanda pelo segundo trecho citado, há mais vôos disponíveis, mais ganhos de escala e preços finais menores num vôo BSB-SP do que BSB-Palmas.

Katia Abreu, que não entende a página um de economia, foi Ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff, perdendo o emprego junto com a ex-chefa. A cadeia produtiva do agronegócio representa a bagatela de 26,5% do PIB brasileiro (só a agricultura, 7%), mas para Dilma não havia problema algum em ter como autoridade máxima da agricultura alguém com este nível de conhecimento econômico.

Não satisfeita, Katia Abreu ainda diz que vai tentar usar um esbirro do estado brasileiro, a agência reguladora, para pressionar artificialmente o preço para baixo. Aparentemente, nenhum representante do governo passado aprendeu qualquer coisa com as barbeiragens cometidas no setor elétrico para baixar preços na canetada. Se alguém ainda tinha alguma dúvida dos motivos que fizeram esta líder ruralista se tornar amiga, fã e colaboradora direta da economista Dilma Rousseff, eles estão todos aí.

Da próxima vez que você for criticar o governo Michel Temer, lembre do tipo de gente que ele sucedeu. O atual ministro Blairo Maggi, o “rei da soja”, ao menos sabe fazer conta.”

14 comentários sobre “Ex-ministra comete gafe ao falar de preço dos vôos e é corrigida por diretor do Instituto Liberal

    1. vejo esses petistas ainda asneirando antes da estrebuchada final.. mas o fato é que estão finalmente se calando.. de vez em quando ainda nos deparamos com alguns antônios que eu nem preciso pesquisar que teve interesse direto ou foi intelectualmente corrompido em algum momento pelo que os vermelhos criaram..

      Curtir

  1. Se tivesse preparo para alguma coisa não teria sido nomeada. O pt sempre escolheu seus ministros pelo mérito. Mas ter mérito para o pt é ser subserviente, acima de tudo

    Curtir

  2. Bom dia , essa senadora teria era que ser observada pela Lava Jato também, porque com essa afinidade com a ex presidente Dilma, os seus bens aumentou mais de 2.000% somente aqui no Tocantins. Ela é dona praticamente de todo território tocantinense, essa sim tem que ser investigada.

    Curtir

  3. Penso que o Brasil está vivendo uma crise avassaladora. Porém estou muito feliz com o despertador do nosso povo, com muitos de nossos representantes que realmente preocupam com pessoas sem poder individual, tais como o Juiz Sérgio Moro e outros.
    Para completar a minha felicidade, vejo um Presidente comprometido com medidas que parecem ser ótimas para o País, apesar de não serem tão populares.
    O que me entristece é a ganância dos usurpadores da nação, destruidores de sonhos dos trabalhadores, pessoas que só pensam neles próprios, apesar de ser o povo sofrido que os mantém em suas mordomias imerecidas.

    Curtir

  4. Espero que os eleitores dessa idiota revejam sua preferência eleitoral na próxima eleição. Ao defender Dilma com unhas e dentes como ela fez ja mostra que e mesmo uma besta quadrada.

    Curtir

  5. Trata-se, a senadora Katia Abreu, de uma caipira deslumbrada, provinciana e traira de quatro costados e namoradeira contumaz, como afirmou o senador José Serra.Se os eleitores do Tocantins diverem um pouco – um pouco só – de cultura e visão sua carreira politi ca foi para as cucuias…

    Curtir

  6. O que nós eleitores podemos fazer de melhor é não votar mais nessa senhora enganadora que pediu para que náo se casasse os direitos políticos da Dilma porque ela ia ganhar muito pouco. Depois vimos que a ex presidente tem oito funcionarios com grandes salários e ela própria receberá uma quantia absurda.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s