Dos 7 ex-ministros de Dilma que se candidataram este ano, só 2 se elegeram

Nestas eleições municipais, sete candidatos que passaram pelo governo Dilma Rousseff concorreram ao cargo de prefeito – e somente dois foram bem sucedidos. Quatro fracassaram e outro disputará o segundo turno. As informações são do blog do jornalista Fernando Rodrigues.

Os ministros vitoriosos são Edinho Silva (PT), que foi eleito com 41% dos votos em Araraquara. Como o município não tem segundo turno, Edinho foi o vencedor mesmo sem receber a metade dos votos mais um. Outro vencedor foi Edinho Araújo (PMDB), que obteve 52,26% na disputa para a prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Ele foi ministro da Secretaria de Portos no período de janeiro a outubro de 2015.

No Rio, Marcelo Crivella (PR) disputa o segundo turno com Marcelo Freixo (PSOL). Ele obteve 27,78% dos votos, enquanto seu adversário conseguiu 18,26%. O ex-ministros derrotado foram:

– Brizola Neto (PDT), ministro do Trabalho e Emprego de maio de 2012 a março de 2013, tentou a prefeitura de São Gonçalo (RJ).

– Fernando Haddad, ministro da Cultura de julho de 2005 a janeiro de 2012, disputou a reeleição em São Paulo (SP).

– Marta Suplicy, ministra da Cultura de setembro de 2012 a novembro de 2014, também tentou a prefeitura de São Paulo (SP).

– Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário de março de 2012 a março de 2014, participou da corrida eleitoral em Caxias do Sul (RS).

O desempenho dos derrotados foi o seguinte:

desempenho-ex-ministros-dilma1.png

Anúncios

Deixe uma resposta