Fernando Rodrigues alerta: PT se terá o pior desempenho em 20 anos

Em seu blog, o jornalista Fernando Rodrigues mostra um elaborado levantamento sobre as intenções de voto nos principais centros urbanos. E alerta: PT se prepara para o pior desempenho em 20 anos. O jornalista aponta as denúncias de corrupção e crise econômica como principais motivos para esse fracasso histórico.

No quadro geral, o PT perde tanto nas capitais como nas cidades menores. A tendência é que o partido seja varrido dos municípios no próximo domingo. Para contornar essa rejeição, o partido tem apelado para várias estratégias. Dentre elas, a coligação com partidos considerados “golpistas” como PSDB, PMDB e DEM, a substituição da cor vermelha e da estrela como símbolos partidários e a omissão intencional de Dilma Rousseff e Lula das propagandas. Nas capitais, todos os candidatos que apresentaram Lula e Dilma em suas campanhas caíras nas pesquisas.

Leia abaixo:

PT: PIOR DESEMPENHO EM 20 ANOS
Como se observa no quadro (abaixo), o PT chega a esta fase da campanha com apenas 5 candidatos competitivos nas principais cidades do país. Apenas 1 está isolado na 1ª posição –e pode, em tese, vencer já no 1º turno. Trata-se do prefeito de Rio Branco (AC), Marcus Alexandre, que tenta a reeleição.

ptt.png

Esse pode ser o pior resultado do partido desde 1996, quando elegeu 9 prefeitos dessas 93 cidades mais relevantes do país. De lá para cá, esse número cresceu. O pico foi em 2008, no auge do governo Lula, com 25 prefeitos e a hegemonia nacional.

O envolvimento com casos de corrupção e o desgaste produzido pela crise política e econômica durante o governo de Dilma Rousseff (que teve o mandato de presidente cassado em 31.ago.2016) são alguns dos fatores que explicam a queda do partido em 2016.

Depois de eleger 17 prefeitos em 2012, o Partido dos Trabalhadores já perdeu 4 deles ao longo do mandato. Hoje, há apenas 13 petistas comandando cidades no grupo das 93 mais importantes. (quadro abaixo)

vale-este-pesquisa-prefeitos-capitais-2016

Um dos casos mais emblemáticos deste eventual desempenho ruim do PT pode ser o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, candidato à reeleição. Ele tem apenas 11% das intenções de voto, segundo o Ibope. Está tecnicamente empatado com Marta Suplicy (PMDB), que tem 15%. João Doria (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) lideram com 30% e 22%, respectivamente.

Mesmo com alguma oscilação positiva na sua de intenção de voto nos últimos levantamentos, Haddad continua em situação difícil: ele tem uma das maiores taxas rejeição entre prefeitos que tentam a reeleição em cidades grandes.

O artigo completo pode ser lido aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “Fernando Rodrigues alerta: PT se terá o pior desempenho em 20 anos

  1. Temos que mirar esses candidatos “competitivos do PT e reduzi-los a pó, antes que possam crescer e ganhar força para recuperar esse partido de bandidos!

Deixe uma resposta