lula-advogados-tile

Lula recebe solidariedade de presidente acusado de violar direitos humanos

No dia de ontem, o ex-presidente Lula recebeu a ligação do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, da Turquia. Erdogan afirmou que queria prestar sua solidariedade à Lula e Dilma Rousseff pelas “dificuldades da democracia que o Brasil tem vivido”. Apesar de não romper relações com o Brasil, Erdogan acha que o impeachment e Operação Lava Jato são “tentativas de golpe”.

Recep Edogan é conhecido pelas graves violações aos direitos humanos praticadas em seu governo. O turco tenta estabelecer um governo de viés mais religioso e autoritário em um dos poucos países do Oriente Médio que possuem uma Constituição laica.

Recentemente, Recep Erdogan sofreu uma tentativa de golpe enquanto visitava a Rússia. O levante foi contido, e o presidente voltou ao poder no dia seguinte. Pouco depois veio a informação de que a polícia secreta de Erdogan já tinha conhecimento da tentativa de golpe, e que deixaram acontecer para que o presidente pudesse ter motivos para aumentar seus poderes.

Essa informação foi confirmada logo depois. O turco usou o pretexto do golpe para fechar jornais, emissoras de TV e Rádio, além de prender jornalistas, opositores, militares, políticos, religiosos e ativistas. O exército ocupou empresas, além de ter mandado a polícia secreta prender qualquer cidadão que critique o governo na internet. Erdogan também quer reestabelecer a pena de morte para punir opositores. A União Europeia diz que se isso acontecer, não aceitará o ingresso da Turquia no bloco, além de estudar sanções contra o país.

Erdogan não é o único violador de direitos humanos amigo de Lula. O petista também se tornou grande amigo dos ditadores Fidel Castro e Muammar Kadhafi, além dos presidentes Mahmoud Ahmadinejad, Hugo Chavez, Evo Morales, José Eduardo Santos, Teodoro Obiang e do casal Nestor e Cristina Kirchner.

Um comentário sobre “Lula recebe solidariedade de presidente acusado de violar direitos humanos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s