Folha erra ao tentar atacar Dória e é forçada a publicar errata

No último dia 16 a Folha de São Paulo publicou uma matéria com uma informação falsa, alegando que o candidato João Dória, do PSDB de São Paulo, teria gasto mais em sua campanha eleitoral do que todos os seus concorrentes somados. Isso não é verdade, e apesar de ter publicado a errata como uma “réplica”, o próprio jornal se obrigou a reconhecer a falsidade da informação.

Com título “Réplica: Doria não gastou em propaganda mais do que campanhas somadas dos concorrentes”, o jornalista Lula Guimarães publicou hoje, ao meio dia, o reconhecimento do “equívoco”, alegando que o jornal recebeu informações divergentes dos candidatos e que por isso teria cometido o “engano”.

“A reportagem não teve o padrão de excelência da Folha em checar se os números publicados eram condizentes com a base de dados oficial ofertada ao leitor no mesmo espaço. Ora, se há uma divergência entre os dados disponíveis, a reportagem não deveria ter sido publicada antes de uma apuração definitiva”, diz o texto.

Este suposto equívoco é no mínimo suspeito, principalmente porque o jornal demorou quatro dias para percebê-lo e corrigi-lo.

Anúncios

2 comentários sobre “Folha erra ao tentar atacar Dória e é forçada a publicar errata

Deixe uma resposta