Carmem Lúcia comete gafe sobre autistas e irrita internautas

Foi enviado para a nossa equipe um vídeo, retirado de um trecho da entrevista que a presidente do STF deu à Globo News, no qual Carmem Lúcia faz um comentário pejorativo e um pouco desconexo comparando Ministros a autistas.

Como era de se esperar, o comentário causou revolta na internet. Confira:

Anúncios

14 comentários sobre “Carmem Lúcia comete gafe sobre autistas e irrita internautas

  1. eu tenho um neto autista, e posso afirma com conhecimento de causa , que ele e mais inteligente que esses ministros do STJ, e tenho certeza que no futuro ele vai ser mais honesto e integro que essa cambada do STF, que so envergonha nosso pais

  2. A Excelentíssima Ministra esquece que começou como uma brilhante carreira como Procuradora concursada, pelo menos é o que consta, ou naquela época não havia concurso público? Sem falar que em uma função pública espera-se o melhor sem edições.

  3. Tenho um neto que tem transtornos de espectro autista, que jamais seria capaz de cometer gafes que subjulgasse qualquer ser humano é constrangedor ouvir em entrevista a presidente do STJ fazer comparação tão pobre e tão infame. As pessoas portadoras de espectro autistas são super amorosas são anjos que não vao ter no caráter a ma fé no ato do fazer. E diferente de pessoas com bagagens riquíssimas como os ministros, e que com toda sabedoria estão comprometendo por seus atos essa Suprema Corte.

  4. #unindoforças
    Sra. Ministra, eu e mais de 2 milhões de brasileiros das comunidades autistas sentimos muito pelo seu pronunciamento, por vídeo, à Globo News quando se refere aos autistas de forma incorreta.
    Autistas são cidadãos aptos a prestarem serviços à sociedade de uma forma invejável a muitos outros não autistas.
    Autismo é bem mais que um filme de Hollywood onde o estereótipo é reforçado.
    Autismo é talento e criatividade; pureza e honestidade; competência e destreza.
    Uma pessoa pública, na posição que Vossa Excelência ocupa, tem o dever de fornecer informações acuradas.
    Portanto, a comparação feita por Vossa Excelência no mencionado vídeo não procede, e deve ser corrigida a fim de evitar-se um grande erro.
    Em nome dos seguidores do Projeto Autimates, peço-lhe, encarecidamente, que faça uma retratação do seu pronunciamento, ato que atestaria dignidade, respeito e justiça para com esses cidadãos capazes e suas famílias.
    Errar é humano. Permanecer no erro, sabendo, é um pecado.
    Conto com sua sabedoria e senso de justiça.
    Atenciosamente,
    Fatima de Kwant
    Embaixadora do Autismo na Holanda

  5. CARTA ABERTA À MINISTRA CARMEM LÚCIA, PRESIDENTE DO STF.
    Cara Senhora Ministra
    Esta carta não é para comentar sobre a sua posse, em que, para nós, brasileiros, foi um choque a presença de Lula e afins, ou Caetano cantando o Hino Nacional.
    Nem é para comentar sobre a notícia de que a senhora cogita um aumento para os ministros.
    E sim, esta carta é unica e exclusivamente para exercer nosso direito de resposta – e me referir ao início de sua entrevista à jornalista Renata Lo Prete, da Globo News, em que exibe seu pensamento, ao defender o trabalho do STF:
    Diz a senhora:
    “O empenho dos ministros… os ministros NÃO SÃO AUTISTAS”., são todos eles CIDADÃOS, e cidadãos que querem a justiça prestada e prestada com rapidez…”
    PAREI AÍ.
    Digo à senhora que lamento profundamente ver, através da fala de uma tão alta instância, o quanto a sociedade brasileira ainda DESCONHECE, ESTIGMATIZA E ROTULA os CIDADÃOS na condição de autistas.
    De uma tacada só, uma tacada infeliz, a senhora põe abaixo todo o trabalho feito para que AS PESSOAS com autismo fossem conhecidas como são, e não por estereótipos.
    De início, peço que se inteire do caso de um CEO norteamericano, o jovem Ari Ne´eman, AUTISTA, NOMEADO PELO PRESIDENTE BARACK OBAMA para ser o diretor de uma divisão oficial desse mesmo país. Por que será?
    Arrisco dizer. É UMA PENA QUE OS NOSSOS MINISTROS, PELO MENOS ALGUNS DELES, NÃO SEJAM AUTISTAS!
    É uma pena, pois:

    OS AUTISTAS, EM GERAL, SÃO PESSOAS PROFUNDAMENTE HONESTAS. ELES JAMAIS FARIAM ACORDOS COM O CAOS.

    PESSOAS no espectro do autismo (e Bill Gates é um deles) costumam ser apegadas a objetos MAS APENAS AOS SEUS OBJETOS, AOS OBJETOS QUE LHE PERTENCEM, e nunca se prestariam à desonra e ao ridículo de limpar a Casa onde trabalhassem, levando objetos que não fossem seus por esforço ou por direito.
    Vai aqui um alerta, que já fiz HÁ TEMPOS, para que se verifique o acerto da pintora DJANIRA, SERÁ QUE AINDA ESTÁ INTACTO NO SEU DEVIDO LUGAR, QUE SERIA O PALÁCIO DO PLANALTO?

    OS AUTISTAS TÊM FOCO. MUITOS ESTÃO SENDO APROVEITADOS EM EMPRESAS, PARA GRANDE VANTAGEM DAS EMPRESAS. ELES COMEÇAM E TERMINAM UM TRABALHO SEM DISTRAÇÕES QUE ENCONTREM PELO CAMINHO.

    OS AUTISTAS NÃO RETRIBUEM FAVORES. E entenda isso amplamente, como sua imaginação preferir.

    OS AUTISTAS TÊM HABILIDADE PARA OBSERVAR DETALHES. E A VERDADE ESTÁ NOS DETALHES, E DEUS ESTÁ NOS DETALHES, INCLUSIVE E MUITO NOS DETALHES DOS PROCESSOS, DAS AÇÕES, DAS CAUSAS DA INQUIETAÇÃO QUE GRASSA NO PAÍS.

    OS AUTISTAS SÃO RICOS EM CRIATIVIDADE, SEM DEIXAR QUE ESSA CRIATIVIDADE OS DESVIE PARA OUTROS FINS QUE NÃO O BEM-ESTAR DE SEU PAÍS.

    OS AUTISTAS, SENHORA, SÃO GENTE DO BEM. JAMAIS PASSARIAM A MÃO NA CABEÇA DAQUELES QUE INCITAM A VIOLÊNCIA NAS RUAS, NEM DOS QUE ROUBAM, NEM DOS QUE SE LOCUPLETAM COM O ROUBO OU COM A PICARETAGEM.
    Os autistas não são vampiros e não pedem, em discursos inflamados, ou pela caneta, o sangue, a cabeça, a alma ou a vida de ninguém!

    OS AUTISTAS SÃO LEAIS AO SEU EMPREGADOR. E, NA SUA CONDIÇÃO DE AUTISTA, ELES SABERIAM, SE ALGUM CARGO PÚBLICO TIVESSEM, QUE O SEU EMPREGADOR, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, É O POVO, A POPULAÇÃO, AQUELA QUE TRABALHA ARDUAMENTE E PAGA QUASE METADE DO SEU GANHO AOS COFRES PÚBLICOS.

    Diz-se que os autistas se isolam, a verdade é que OS AUTISTAS NÃO FORMAM GANGUES NEM INCITAM VIOLÊNCIAS VÁRIAS.

    MUITOS, MUITOS AUTISTAS, MAIS DO QUE SUPÕE, SÃO INTELIGENTES E COLABORAM PARA A CONSTRUÇÃO, E NÃO PARA A DESTRUIÇÃO DO SEU ENTORNO. OS AUTISTAS TÊM BRIOS! TÊM UMA BOA DOSE DE RESPONSABILIDADE!

    OS AUTISTAS, SENHORA, NÃO MENTEM, NÃO DISTORCEM FATOS EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO, NÃO PEDEM NADA PARA SI SENÃO O ORGULHO DE FAZER UM TRABALHO BEM FEITO, QUANDO SÃO CHAMADOS A QUALQUER TRABALHO, PEQUENO OU GRANDE. PODERIAM SER ÓTIMOS MINISTROS!
    OXALÁ OS TIVÉSSEMOS NO PODER – E O PAÍS SERIA OUTRO!

    Há muito mais qualidades que poderiam ser citadas sobre os autistas, cuja população no Brasil, hoje, passa de dois milhões de pessoas. Um país que não reconhece o potencial de PESSOAS com autismo, sem falar em outras condições especiais, e um país que desestimula sua compreensão é um país ATRASADO.
    Pois a qualidade de vida, em um país avançado, se mede pela qualidade de vida de seu CIDADÃO MAIS VULNERÁVEL.

    Ajude-nos a vencer este quadro. SURPREENDA-NOS!
    A senhora tem tudo a ganhar e nada a perder se vier a se inteirar da verdadeira natureza das PESSOAS autistas e nós estamos aqui para ajudá-la a conhecer, o melhor possível.

    Apesar do início que ora presenciamos, nós, no espectro do autismo, bem como suas respectivas famílias, necessitamos e desejamos uma excelente atuação no Superior Tribunal Federal, onde se deve operar a JUSTIÇA. E, nesse dia, ficaremos felizes em poder chamar a sua pessoa, e seus pares, como Excelência.

    Respeitosamente,
    Ana Parreira, Campinas SP
    Setembro de 2016

  6. E triste constatar que muitos que se dizem representantes do povo, nao conhecem o povo e ridicularizam e ignoram os diferentes. Mas quando um comentario danoso desses parte de uma autoridade representante da justiça e por demais constrangedor e frustrante. Prefiro pensar que é por desconhecimento porque se fosse por preconceito seria INFELICIDADE demais para todos nós brasileiros. Autista senhora ministra é CIDADÃO sim. E assim mesmo: com letras maiúsculas.

  7. Eta Carmem Lúcia, começou falando bobagem… mesmo assim ainda tenho um bom conceito da Ministra e nova Presidente do STF. E esperança de que ela não deixe alguns Ministros corruPTos acabarem com a LavaJato.

    Carmem Lúcia comete gafe sobre autistas e irrita internautas
    https://jornalivre.com/2016/09/15/carmem-lucia-comete-gafe-sobre-autistas-e-irrita-internautas/

    Exma. Ministra Carmem Lúcia, por favor não nos decepcione, como outros Ministros do STF já o fizeram…

    Um ótimo domingo pra todos!

  8. Deveria ser processada não falam tanto sobre preconceito e descriminação então pra que a pessoa estuda tanto para dar uma gafe dessa. Como assim eles não são autistas ela quer dizer o que com isso. Affff nojo nojo nojo é assim que eles dizem que quer construir um país melhor acho que não…

Deixe uma resposta