Avalanche de delações contra Lula foge do controle: para petistas, é o pior cenário possível

Esta semana será péssima para o Partido dos Trabalhadores, em especial para o ex-presidente Lula. O juiz Sérgio Moro vai ouvir os depoimentos do publicitário Marcos Valério, na segunda-feira 12. Na terça-feira, o ex-sócio da OAS, Léo Pinheiro, responsável pelas reformas no tríplex do Guarujá e do sítio em Atibaia. A quarta-feira é dia do depoimento de Marcelo Odebrecht.

Lula já é réu na Justiça Federal do DF por obstrução da justiça, já que o ex-senador Delcídio do Amaral afirmou para a Polícia Federal que quem ordenou que ele negociasse o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foram o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff.  Este será o primeiro processo de Lula na condição de réu. O julgamento está previsto para novembro. Além de Lula, também são réus nesta ação o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai, o ex-assessor de Delcídio Diogo Ferreira e o banqueiro e sócio do UOL André Esteves.

Na primeira audiência, Lula ficará frente a frente com o juiz Vallisney e com integrantes do Ministério Público Federal. A ação penal entra na reta final após esta etapa, e Lula pode terminar condenado não só por obstrução da justiça, mas também por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Dos depoimentos prestados por réus na Lava Jato, já se tem conhecimento do teor das acusações de Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro. No entanto, é o depoimento de Marcos Valério que causa mais temor: Valério está preso desde por conta do escândalo do Mensalão. Condenado a mais de 40 anos de cadeia, Valério está disposto a detalhar qual foi a participação de Lula na Operação Portugal Telecom. Esse acordo endossado por Lula envolve também o Partido Socialista Português e agentes do governo angolano. José Sócrates, ex primeiro-ministro de Portugal está em prisão domiciliar por conta do esquema que segundo autoridades portuguesas, contou com a participação de Lula.

Na semana passada, Teori negou um dos recursos apresentados pela defesa do ex-presidente alegando que eles só pretendiam “embaraçar a investigação da Lava Jato” ao afirmar que Moro não tinha competência para julgar o caso. A defesa também já tentou colocar o juiz em suspeição, além de ter apresentado recursos contra o Ministério Público e protocolado queixa de violação de direitos na Comissão de Direitos Humanos da ONU. Apesar destes recursos, a expectativa é que o petista seja preso até o fim do ano.

Anúncios

16 comentários sobre “Avalanche de delações contra Lula foge do controle: para petistas, é o pior cenário possível

    1. Temos que acreditar que ele vai ser preso, senão a Lava Jato não terá sentido e estaríamos desacreditando no Moro. Vamos em frente sim apoiando quem nos livrou da corja

  1. Será que ninguém tem coragem de prender esse delinquente? Só quero ver quando o assunto chegar na Portugal Telecom. Será haverá uma revolta no nosso STF?

  2. Bom eu digo que nos brasileiro pagador de impostos não devemos permitir que haja um fracasso por parte da lava jato…que todos os culpados sejam punidos que os valores sejam recuperado e principalmente esses juízes de fachada do STF sejam investigado e punidos também…se necessário devemos tomar as ruas.

  3. A corda não deve ser afrouxada, o cerco deve continuar até esses malditos bandidos se mudarem para seus verdadeiros lares: a cadeia. A cadeia, infelizmente, é para onde devem serem mandados porque infelizmente não é permitido um enforcamento legal.

  4. Espero que a justiça Brasileira, não tenha receio de prender este marginal, ladrão, e somente Deus sabe o que más, se desta vez este calhorada não for preso com todas estas denúncias, juro que não acreditarei mais na Justiça Brasileira, porque ela só existe para nós, Trabalhadores que pagos o salários de todos,. Somos probres mortais.

  5. O que impressiona nestes depoimentos é a expressão do preconceito e do ódio… Enforcamento …se está falando de que? De volta ao Nazismo? Sem uma avaliação política e histórica da situação do país, matizada pelo preconceito de uma classe média que ficou banguela… e que perdeu seu sofá confortável na frente da TV de plasma… E agora com a pec 55 … tantas outros retrocessos de conquistas sociais. ……e agora que O Renan…caio nas barbas da justiça…e o Eduardo Cunha ?

    Infelizmente o que se assiste é a Lei para os inimigos e para os amigos o arquivamento de processos….Alguém aí já buscou os números e os dados da situação econômica e política do País? Quanta pessoas vivem em regime de trabalho forçado…que tem o monopólio de empresas de água, telefonia… que vem nos últimos 100 anos expropriando as terras de índios e pequenos agricultores rurais? e criando privilégios para si mesmo? As pessoas deviam procura saber como se construiu o SUS e/ou a constituição de Constituição de 1988? Sabe o que é liberdade e direito? NAO! Interessa sim expressar ódio e uso punitivos para aqueles que não partilham da mesma ideologia…sinto muito…ainda por aqueles que usam o nome Santo do Senhor em vão…ser um cidadão crítico é reconhecer as instituições ..cumprir regras sociais… que devem ser para todos ..sem que isso tire o de defesa de qualquer um …
    Falem com pelo menos um dos tantos milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza….vejam como é a vida de que não tem , casa comida e roupa lavada …e não sentou nos bancos das universidades públicas…e nem teve escola pra ir… façam coisas reais para os outros cidadãos …sejam honestos… a Paz e o respeito não se constrói sobre o égide do abuso de poder e da violência… de “verdades” de um minoria que a mais de 70 anos está deitando e rolando…vamos sim Democratizar a informação e discutir as concessões de radio e TV… e tantas coisas que estão por baixo do Verde e Amarelo da nossa bandeira… Defendo sim justiça social, paz, E NÃO A VIOLÊNCIA….

    1. E deram tudo isso é depois tiraram o Pt deu com uma mão e tirou c a outra.Se liga, fala serio! Tem q ser preso sim,pq se escondeu atrás do sindicalismo p chegar aonde chegou e ficou milionário.So cego n vê ou n quer enxergar. Fora Pt,Lula na cadeia e cadeia tb p todos esses que espoliaram a nação.

Deixe uma resposta