Após fracasso de público, Aquarius também perde indicação para o Oscar

O filme “Aquarius” perdeu a indicação para o Oscar par ao filme “Pequeno Segredo”, que conta a história da família Schuneman. Aquarius é de autoria de Kleber Mendonça. A comissão que escolheu “Pequeno Segredo” é formada pela Secretaria do Audiovisual, e presidida pelo renomado cineasta Bruno Barreto. Barreto alegou que os integrantes da comissão optaram por um filme que “dialogasse mais com os critérios da Academia”.

A comissão foi formada por Adriana Scorzelli Rattes, ex-secretária de estado de cultura do Rio de Janeiro; Luiz Alberto Rodrigues, sócio-diretor da Panda Filmes; George Torquato Firmeza, Diretor do Departamento Cultural do Itamaraty; Marcos Petrucelli, comentarista de cinema da rádio CBN; Paulo de Tarso Basto Menelau, da Moviemax, rede exibidora que atua em Pernambuco; Silvia Maria Sachs Rabello, presidente da Abeica (Associação Brasileira de Empresas de Infra-estrutura de Indústria Cinematográfica e Audiovisual); Sylvia Regina Bahiense Naves, assessora técnica em Acessibilidade do Audiovisual  da SAV do MinC; e os cineastas Carla Camurati (“Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”) e Bruno Barreto (“O que É Isso, Companheiro?”).

Aquarius se tornou uma das poucas escolhas após cineastas de esquerda retirarem suas produções da disputa em protesto contra um dos membros Marcos Petrucelli. Petrucelli criticou a atitude de Kleber Mendonça e do elenco de Aquarius, que mentiram no tapete vermelho do Festival de Cannes afirmando que o Brasil vivia um golpe de estado. Anna Muylaert, Gabriel Mascaro e Alu Muritiba (todos esquerdistas), retiraram seus filmes da competição.

A polêmica ficou ainda maior porque, apesar da solidariedade dos colegas de esquerda, Kleber Mendonça resolveu continuar na competição. Enquanto os cineastas que tinham filmes melhores decidiram se retirar da disputa para defender o PT, o próprio Kleber preferiu seguir na disputa por uma indicação ao Oscar. E ainda assim, não venceu. Apesar de todo o barulho, Aquarius foi um dos maiores fracassos de audiência do ano: teve apenas 20 pessoas na estreia, além de ter sido visto por menos de 50 mil pessoas.

Anúncios

13 comentários sobre “Após fracasso de público, Aquarius também perde indicação para o Oscar

  1. Que coisa feia mentir descaradamente! Aquarius fracassado???? O filme já bateu 100 mil espectadores na primeira semana de exibição. Continua lotando cinemas em todo Brasil. Uma coisa é discordar da postura política de seus idealizadores, outra é mentir sobre o filme. Chega de hipocrisia, moralismo e falta de vergonha desse mídia fascista.

Deixe uma resposta