Bolívia começa a arregar e já fala fino com governo Temer

Conforme diz a Folha, o governo boliviano – que esperneou muito contra o governo Temer enquanto choravam pela golpista Dilma, cassada – começou a amaciar seu rechaço a Michel Temer. O chanceler David Choqueuanca minimizou a convocação do embaixador José Kinn e negou que se trate de retirá-lo definitivamente (diferentemente do que fez a Venezuela). “O chamado ao embaixador é só para ter informação sobre o ocorrido no Brasil”, disse Choqueuanca à agência Efe.

Há explicação para o arrego do governo boliviano: está para ser iniciada uma rodada de negociações sobre o gás que a Bolívia vende ao Brasil. O acordo vence em 2019 e o desejo boliviano é o de melhorar os seus termos. Não é bom negócio para eles criar um conflito com Brasília, como deixa claro outra alta autoridade boliviana, o presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales, Guillermo Achá.

Ele acrescenta: “O Brasil tem necessidade [do gás boliviano] porque abastece seu mercado, em grande medida, com gás boliviano”. Não é só isso, pois a Bolívia também tem sua necessidade: do dinheiro que o Brasil para pelo gás, um dos principais produtos de exportação do vizinho.

A Folha lembra que o princípio de recuo da Bolívia demonstra que o “golpe”, como os partidários de Dilma qualificam o impeachment, saiu quase de graça para o novo governo. Em resumo, só Equador e Venezuela reagiram chamando seus embaixadores. O Brasil rebateu convocando os seus nos três países.

Anúncios

8 comentários sobre “Bolívia começa a arregar e já fala fino com governo Temer

  1. aliás seria muito bom o governo rever o sobrepreço que o canalha do Lulladrão já pagou a mais por este gás….relembrem fatos anteriores…eles já quebraram o contrato uma vez pelo menos…
    Verdade é que se eles não venderem para nós,vão vender para quem?!…para a Venezuela…..kkkkkk

  2. O brasil deveria desmontar a refineria que lula deixou por la
    Ou construir outra do lado brasileiro que pegue o nesmo lençol para nao ter mas que pagar.les
    Ou usar o gas que certamente possui nos pre sal
    O pais tem que voltar a tentar ser independente e soberano

  3. O povo boliviano são nossos irmãos, são trabalhadores e ordeiros, o problema está em seus governantes, que igual ao Brasil, são corruptos porém, muito mais autoritários. Devemos tratar o assunto com cautela e ajudamos a se libertarem desse presidente sem visão.

Deixe uma resposta