Segurando a Constituição, Calheiros enganou toda a população

Segundo análise de Guilherme Schneider, doutorando em Ciência Política que escreve para o Sul Connection, o presidente do Senado Federal mentiu de maneira escancarada diante de todos e o fez, ainda, empunhando a Constituição.

Renan declarou, segurando a carta magna:

“Afastar a presidente da República é constitucional. Pode afastar na forma da Constituição e da democracia? Pode, mas não é da Constituição inabilitar a presidente da República como consequência do seu afastamento, não. Essa decisão terá que ser tomada aqui, pelo Plenário do Senado Federal. E, no Nordeste, costumam dizer uma coisa com a qual eu não concordo: ‘Além da queda, coice’. Nós não podemos deixar de julgar, nós temos que julgar, mas nós não podemos ser maus, desumanos. O meu voto é contrário à inabilitação.”

É mentira. Schneider explica que a Constituição, na realidade, é bastante clara associando a perda de mandato e a inelegibilidade para cargos políticos pelo período de oito anos, conforme o artigo 52, parágrafo único:

Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

“O verdadeiro golpe foi dado, sim, pelo Senado Federal ao desrespeitar a Constituição. Esta aberração jurídica tem de ser revertida pelo STF e Renan Calheiros tem de ser levado à comissão de ética por mentir em plenário”, diz Guilherme Schneider.

Fonte: Sul Connection

Anúncios

6 comentários sobre “Segurando a Constituição, Calheiros enganou toda a população

  1. A Sociedade Brasileira está perplexa com esse Senador Renan será que ele se acha o domo do mundo?
    Não podemos deixar por isso mesmo, temos que ir ás ruas e exigir o respeito que a Constituição e a Sociedade merece, inclusive a cassação desse Senador e sem os direitos políticos.

  2. O grande problema do nosso País são os maus políticos , corrupto! !!
    E necessário tirar este ranço da nossa República ,só assim quem sabe viveremos , sem corrupção um país mais ,com igualdade humana! !!!

Deixe uma resposta