Toffoli estaria indignado por ter virado suspeito após cancelamento de delação por Janot

A decisão tomada por Rodrigo Janot, na prática, pode ter sido um tiro pela culatra. Ele suspendeu a delação de Léo Pinheiro, que implicava Dias Toffoli, aparentemente para proteger seu colega magistrado. No entanto, as suspeitas contra Toffoli e contra a própria atuação do STF e da PGR ficaram ainda mais elevadas, o que só vem a prejudicar a Justiça brasileira.

Dias Toffoli está incomodado com esta decisão. Ao menos é isso o que ele diz, pois alega que teve de fato algum relacionamento com Léo Pinheiro, apesar de negar ter recebido propina. Supondo que a alegação de Toffoli seja verídica, a delação de Pinheiro não teria efeitos tão negativos assim, pois bastaria provar a mentira do delator. Com a decisão de Janot, a suspeita fica no ar e a história não se fecha mais, se torna uma ferida aberta.

Reinaldo Azevedo, em sua coluna na revista Veja, escreveu:

“A exemplo de toda gente, ele [Toffoli] também não entendeu por que Janot pôs fim à delação de Pinheiro. Como disse a um interlocutor, a decisão acaba deixando no ar a suspeita de que ele, Toffoli, teria algo a esconder. O ministro considera que a única maneira de eliminar qualquer sombra é o empresário falar tudo o que sabe — e, segundo diz, Léo Pinheiro nada sabe que o desabone.

Há mais: Gilmar Mendes foi quem se expressou com clareza contra métodos muito pouco ortodoxos em curso no Ministério Público. Mas ninguém se engane: essa questão revoltou todos os membros da Corte, sem exceção.”

Tudo indica que a decisão de Janot pode ter sido tomada com base em interesses próprios, destoando da versão inicial de que o STF o teria pressionado para isso. O futuro dirá.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Toffoli estaria indignado por ter virado suspeito após cancelamento de delação por Janot

  1. Minha Opinião esse país está todo errado .Fechem esse congresso despedem todos os partidos. Façam um sistema de empresa. funcionários com direitos e deveres so assim.Fazendo uma revolução ,Aí sim teríamos resultados positivos. Do contrário vamos sempre nadar e morrermos na areia. E essa minha visão simples assim.

Deixe uma resposta