Como diz Claudio Humberto, do Diario do Poder, além de inútil, a tentativa do PT e de Dilma de fazer a comissão interamericana de direitos humanos da OEA uma “instância de recurso” contra o impeachment, ofende um dos valores mais caros à diplomacia brasileira, que jamais tolerou intervenção de organismos internacionais em nossos assuntos internos.
Humberto lembra que Dilma não deu a mínima, exceto uma “banana”, quando a OEA exigiu a suspensão da obra da hidrelétrica de Belo Monte. E ainda retirou de lá o embaixador por três anos.
Ruy Casaes foi o embaixador chamado de volta no protesto contra a intromissão. Ele se aposentou sem retomar o posto. Na época, Dilma ficou tão irritada que em 2014 pagou só 1 dólar dos US$ 8,1 milhões da contribuição obrigatória do Brasil para manutenção da OEA.
Mesmo que os petistas lancem a narrativa de que “a OEA pode parar o impeachment”, a própria atitude passada da então presidente mostra que eles não acreditam no que dizer.
Humberto também lembra que a OEA não apenas não tem autoridade alguma na questão do impeachment: a entidade perdeu toda autoridade moral após ter se omitido quanto às graves violações de direitos humanos na Venezuela, por exemplo.
Tchau querida vergonha nacional,incopetente,mentirosa,sai fora de nossas vidas arrogante,comunista disfarçada de terrorista,burra jumenta…