TCU afirma: tudo que Lula tirou do palácio é do povo

Ao sair da presidência, em 2010, Lula levou consigo 11 contêineres lotados de objetos que foram doados a ele enquanto presidente – e também objetos dados a presidentes anteriores, retirados do Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada e até da Granja do Torto. Para “justificar”, Lula teria dito que foi o presidente mais presenteado do país, como se isso o abonasse de qualquer responsabilidade criminal. Não abona.

De acordo com a Constituição, presentes recebidos pela figura do presidente em virtude de seu exercício público pertencem não a ele como pessoa, mas ao acervo público, é um presente dado ao Chefe de Estado de uma nação, não a um indivíduo. Lula não teria recebido tais presentes se não fosse o presidente.

O Tribunal de Contas da União, em auditoria, identificou as irregularidades e o sumiços de mais de 4.500 peças. A Istoé divulgou parte do documento do TCU, elaborado pelos técnicos, que diz:

“Os presentes ofertados pelo presidente da República (brasileiro) aos chefes estrangeiros são adquiridos com recursos públicos da União. Logo, os presentes que ele receba em troca deveriam ser revertidos ao patrimônio público. Desta forma, todos os objetos levados por Lula pertencem, na verdade, ao povo, que efetivamente pagou pelos objetos que ele deu em troca. Inclusive em viagens internacionais. O ex-presidente retirou do acervo público centenas de joias raras e obras de arte de valor inestimável.”

Anúncios

33 comentários sobre “TCU afirma: tudo que Lula tirou do palácio é do povo

  1. Quem deveria proteger tal acervo, os rouba. Roubo é crime passível de punição ,Nação se entristece em ter tido um presidente desta índole. Justiça faça devolver .

  2. Onde este homem rstava com a cabeça ao fazer isto?
    Delirou, pensando que era dono do Brasil.
    Para ele, simplesments levou o que julgava ser seu.
    Não há outra explicação para tamanha tacanhice.

    1. Como disse o próprio filho – “MEU PAI MANDA NO BRASI” a baixaria é de toda a família, também que se pode esperar desse tipo de gente? Em outro país já estariam na grades e os objetos voltados para o seu legítimo dono, o povo brasileiro..
      Realmente este é o país é a REPÚBLICA DAS BANANAS. e não duvido nada em que acabe em pizza.

  3. Tudo isso é fruto do despreparo, da falta de cultura geral e jurídica de uma pessoa que foi guinada, incidentalmente, ao mais elevado cargo eletivo do país.

  4. Gente, a notícia está incompleta pois pelo que sei todos os presidentes são obrigados a levar tudo e ainda devem mantê-los de forma tal que sejam acessíveis à nação. É uma encrenca. O Fernando Henrique, acho que já tem um instituto, o Collor, ainda não e o Lula deveria estar tentando parcerias.

  5. Todo “presente” pertence ao Presidente (pessoa jurídica de direito público) e NÃO ao Lula (pessoa física), portanto deve ser agregado ao Acervo Nacional da União.

  6. Quem deveria dar o bom exemplo, é o que faz o contrário. Este senhor que ficou famoso por fazer oposição aos governos anteriores, e que de tanto insistir, conseguiu chegar ao cargo de presidente do Brasil, hoje tem seu verdadeiro caráter estampado na mídia. Um homem ganancioso ao extremo, que se aliou a pessoas sem escrúpulos para roubar, matar e enganar.Um homem que se diz amigo do povo quando na verdade não passa de um hipócrita da pior espécie.
    Que o Deus do céu faça justiça e nos livre dessa corja.

  7. Eu só quero saber quem vai fazer esse larápio devolver tudo o que retirou de lá. Até hoje não vi nada e ninguém fazendo algo para fazer esse safado devolver o que levou enchendo a família dele do dinheiro do povo; tirou milhões da miséria, tirou sim, muito dinheiro desse povo miserável; e ai estão todas as instituições falidas graças a esse safado.

  8. Maria F de Souza. Está procurando colocar panos quentes? “Obrigado” a levar tudo? Até os presentes que outros presidentes ganharam? No cofre de sua mulher? Precisamos ser muito crédulos, não é mesmo? Que encrenca? Claro, encrenca e não pouca entre milhares de outras que demonstram que ele é um malfeitor. Não podemos tapar o sol com uma peneira!

  9. Não cosigo entender. Como a lei é conduzida com relação a certas situações. Pois um pobre certamente ja teria sido preso e tudo mais, mas em se tratando de determinada índole permanece na mídia como um grande personalidade. Hoje não passa de um cidadão simplesmente COMUM.

Deixe uma resposta