Lula perde mais um processo, desta vez para Merval

O juiz Anderson Fabrício da Cruz, da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, São Paulo, negou pedido de resposta feito pelo ex-presidente Lula. O motivo do protesto foi a coluna do jornalista Merval Pereira publicada no jornal O Globo no dia 28 de maio. Merval escreveu: “…mas na oposição, não se vexam com as revelações de seus crimes e parte para o ataque como se não tivessem culpa pelo que aconteceu na Petrobras, assaltada e dilapidada por uma quadrilha de políticos comandada pelo próprio presidente Lula, como mais uma delação premiada, a do ex-deputado Pedro Correa, confirma”.

Segundo os advogados de Lula, o petista se sentiu ofendido com as afirmações. O juiz negou, afirmando que apesar de “ácido”, o comentário “encontra-se na linha tênue da legalidade, pois mencionou no trecho negritado informação dada pelo ex-deputado Pedro Corrêa em sua delação premiada, o que, é fato notório, também foi noticiado nos mesmos termos por inúmeros veículos de imprensa”.  Para o magistrado, “…não há provas que o referido jornalista tivesse o intuito deliberado de apenas violar a honra do autor, pois somente acrescentou à sua dura linha de argumentação trechos de uma delação premiada tornada pública com a nítida finalidade de reforçar sua opinião com fatos concretos, ou seja, um depoimento em delação premiada de um ex-parlamentar”.

Lula não só teve negado o pedido de resposta, como também foi condenado a pagar as custas, as despesas processuais e honorários de advogados. É mais um duro golpe na estratégia adotada pelo petista há cerca de um ano, que consiste em processar qualquer veículo ou jornalista que critique o partido ou faça acusações contra Lula ou o PT. O presidente não só aumentou a banca de advogados que o defendem, como também ordenou que a militância o acompanhasse em processos. Entre os que já foram processados por Lula estão Danilo Gentili, Marco Antonio Villa, Diogo Mainardi e Augusto Nunes. Especialistas em direito afirmam que as ações de Lula não tem qualquer legitimidade, já que se tratam apenas de tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa.

Anúncios

2 comentários sobre “Lula perde mais um processo, desta vez para Merval

  1. O fato de Lula apresentar-se com um enorme aparato e poder financeiro pra defender-se nos Tribunais já é motivo de investigação da origem desses recursos. De onde veio tanto dinheiro pra esse sujeito poder estar rasgando o céu em jato privado? Defender-se e acusar quem quer com uma banca de advogados de dar inveja à família Rockfeller? Será que os recursos vieram das “palestras”? Porque não confiscam o avião dele? Ah, porque não está em nome dele? Mas e o Sítio e o Triplex estão? Então, é confiscar pra deixar ele provar que não é dele. Vai aparecer algum “Roberto” dizendo-se dono, aí investiga-se esse laranja.

Deixe uma resposta