Noblat fala do dia em que a toga enterrou o “golpe”

Análise tira na íntegra de O Globo, Blog do Noblat:

“No futuro se dirá que no dia 9 de agosto de 2016, ao sentar-se para presidir a sessão do Senado destinada a aprovar o relatório que recomendava o julgamento da presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, voluntária ou involuntariamente acabou com o discurso do “golpe” usado até então pelo PT.

É verdade que ainda por algum tempo, quando nada à falta de propostas positivas que possam outra vez seduzir parte do distinto eleitorado, o PT insistirá com a ideia de que Dilma foi derrubada por um golpe tramado pelas forças mais conservadoras do país. Mas também será verdade que esbarrará cada vez mais em gente pouca disposta a se deixar enganar.

Onde já se viu um golpe ser presidido em sua fase final pelo representante máximo da mais alta corte de Justiça? Golpe pressupõe um ato de força manifestamente ilegal. Onde já se viu um golpe onde o suposto golpeado, diretamente ou por meio das forças políticas que o apoiam, participa de todas as suas etapas, recorre à Justiça sempre que quer e tem seu direito de defesa assegurado?

Um golpe televisionado durante longos meses e acompanhado por quem quis? Um golpe pontuado por manifestações de ruas a favor e contra que não produziram uma morte sequer, nem mesmo um só ferido? Manifestações garantidas por tropas da polícia e da Força Nacional que não dispararam um único tiro? Enfim, um golpe previsto e regulado pela Constituição?

Por ignorância ou má fé, vozes importantes no exterior engoliram a narrativa do golpe construída pelo PT para explicar o fim dos seus 14 anos de poder. Mas o que elas dirão a partir de amanhã? Que a toga de Lewandowski, ministro do Supremo que deve sua indicação a Lula, rendeu-se à força do golpe? Que o país, distraído pelos Jogos Olímpicos, mal se deu conta do que se passava?

O PT respira aliviado com o desfecho próximo do impeachment. Imagine o peso de sustentar um governo desastroso como o de Dilma por mais dois anos e pouco… A própria Dilma, a essa altura, já respira aliviada. Como conseguiria governar carente de apoio no Congresso? Há meses que ela finge lutar por seu mandato enquanto esvazia dos seus pertences o palácio que habita.

A História não absolverá Dilma. Nem Lula. Nem o PT. Lula já é objeto da Justiça. Dilma será. Restará ao PT reinventar-se se for capaz.”

Anúncios

2 comentários sobre “Noblat fala do dia em que a toga enterrou o “golpe”

  1. Na época do COLLOR, não houve GOLPE, porque foi Coordenado pelo LULA através da CUT, MST, e muitos outros, incluindo na lista os  ANÔES  do Orçamento  nome dado a alguns deputados que haviam  ROUBADO, a verba do Orçamento. . .Agora é GOLPE, porque a Vítima é do PT, que se acha acima   da Constituição Federal , apesar de ter Jurado no dia POSSE, em Respeita-la…O Lula coordenou essa Campanha, por ter sido derrotado nas eleições,  por COLLOR…Agora a Dilma acusa toda a oposição e alguns aliados estarem praticando o GOLPE,  por terem sido derrotados nas eleições…  Pimenta nos olhos dos outros é refresco,

  2. Lula. O tiro saiu pela culatra. Derrotado por Collor botou o bloco do PT na Rua pintado de Verde Amarelo. Collor começou a cair quando mexeu na Sagrada Caderneta de Poupança dos Brasileiros … Issssoooo foi sem perdão. E a imprensa o atacou qdo Collor foi cobrar o INSS retido dos Grandes Jornais … E impostos das Montadoras … Issssoooo foi sem perdão ! Collor caiu por isso tudo, Crime não é, mas perdeu as condições de Governabilidade. Aí veio seu irmão Pedro e contou das lambanças com PC Farias… Aí Lula foi lá com sua tropa verde Amarela é chutou cachorro morto. Já Dilmaaaaaaaa cometeu tantos Crimes contra Nação Brasileira que citar. Todos carecas de saber. Sempre acumunada com seu padrinho Lula. Os dois entraram juntos nas portas do Inferno, abertas por um Juiz, e não não por inimigos Políticos. Golpe??? Hoje O Ministro Lewandowski enterrou o último bastião do PT. Enterrou o Golpe . Acabou !!! Viva o BRASIL!!! Viva os Brasileiros!!! Viva Sérgio Moro!!! Viva Ricardo Lewandowski !!! Estarmos de alma lavada e enxaguada.

Deixe uma resposta