Para narrativa ter coerência, Lula precisaria processar na ONU também o juiz de Brasília

O jurista Jorge Béja, em sua coluna na Tribuna da Internet, expôs uma análise sobre a incoerência da narrativa adotada por Lula contra o juiz Sérgio Moro na semana passada, quando a defesa do ex-presidente enviou um recurso à ONU contra o magistrado alegando “abuso de poder”. Abaixo, reproduzimos a análise na íntegra.

“Subscrevo, integralmente, as considerações do jornalista e advogado José Carlos Werneck, publicadas aqui na Tribuna da Internet, a respeito do esvaziamento do “mambembe discurso de Lula contra o juiz Sérgio Moro”. A ida de Lula ao Conselho de Defesa dos Direitos Humano da ONU já foi um gesto insensato, o que não significa dizer que de Lula se possa esperar sensatez e lucidez. Mas depois que o juiz federal de Brasília recebeu denúncia contra o ex-presidente e o colocou no banco dos réus, ou Lula retira a petição que entregou ao Conselho em Genebra ou lhe cumpre aditá-la para nela incluir também este outro juiz, dr. Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília. É uma providência que o ex-presidente precisa tomar de imediato.

O peticionamento-queixa (mais que isso, Lula ingressou no Conselho de Defesa dos Direitos Humano da ONU com uma ação contra o Estado Brasileiro) de Lula não preenche nenhuma das exigências que a própria instituição estabelece. A principal delas diz que cumpre à parte queixosa demonstrar que todas as instâncias judiciárias recursais do país do queixoso foram percorridas e esgotadas. E isso não aconteceu. É bem possível que o Conselho devolva a petição a Lula, após recusá-la liminarmente. Que vexame! Que fiasco!”

Advertisements
Anúncios

2 comentários sobre “Para narrativa ter coerência, Lula precisaria processar na ONU também o juiz de Brasília

  1. Moro age com calma, com simplicidade, com coerência. Nunca imaginamos que pudéssemos contar com um profissional do mais alto grau de formação profissional que nos desse a certeza de que agora podemos confiar que a Justiça será a base do sucesso do futuro do Brasil.

    1. realmente, vc é a pessoa mais sensata que tive oportunidade de ler um comentário. Você, vive no Brasil não? nunca saiu daí não? não lê jornais de outros países não? se vê que é ignorante de carteirinha. Sinto imenso não compactuar com sua opinião estapafúrdia.

Deixe uma resposta