Ação contra Lula pode torná-lo ficha suja

A avaliação está no artigo “Lula réu”, publicado pelo jornalista João Domingos, do Estadão, neste sábado (30). Embora a decisão do juiz Ricardo Leite, de Brasília, tenha sido amplamente reforçada pelas evidências, ela também pode trazer um efeito colateral adicional ao projeto totalitário de poder do PT, pois isso tornaria Lula inelegível.

A matéria afirma: “O futuro político de Lula passa a ser incerto. Já réu em Brasília, ele pode seguir o mesmo caminho em Curitiba. Caso seja condenado na primeira instância, por um ou por outro juiz, o caminho natural é o recurso ao Tribunal Regional Federal (TRF) da região onde a ação corre. No caso de Curitiba, as decisões do juiz Sérgio Moro têm sido confirmadas pelo TRF da 4.ª Região, que fica em Porto Alegre. Se, em Brasília, a tendência for a de confirmar a decisão do juiz de primeiro grau, como ocorre em Porto Alegre, Lula se tornará ficha-suja, conforme determina a Lei da Ficha Limpa”.

Os petistas estão apostando todas as fichas numa candidatura de Lula em 2018, não propriamente para vencer a eleição, mas para facilitar a propagação de uma narrativa vitimista.

Convém lembrar que mesmo elegível, Lula perde nas pesquisas para praticamente todos os adversários, em situações de segundo turno.

Anúncios

Um comentário sobre “Ação contra Lula pode torná-lo ficha suja

Deixe uma resposta