Dilma se contradiz após demonizar Temer: diz que fundamentos são de sua gestão

Novas narrativas criadas pelos assessores de Dilma (ou talvez por ela própria) tem atingido novos patamares de falta de coerência e oportunismo. Segundo o jornal Valor, ela está irritada com o aumento do otimismo em relação à economia nos dois meses do governo interino de Michel Temer (PMDB). Para isso, ela criou a narrativa dizendo que todos os fundamentos da área econômica foram dados por sua gestão.

Ela afirmou: “Como os fundamentos da economia podem melhorar devido a apenas dois meses de governo provisório? O próprio Ministério da Fazenda provisório reconheceu os fundamentos sólidos da economia, que foram construídos desde 2003”. Entretanto, Dilma não foi capaz de mencionar as supostas frases de “reconhecimento de fundamentos sólidos da economia” proferidas pelo ministério de Temer.

Assim ela concluiu sua narrativa: “Todos os fundamentos da economia estão dados pelo meu governo. Ninguém recupera nada em dois meses. Havia tentativa de criar mau humor na economia.” Mas Dilma também não explicou qual teoria econômica sustenta a alegação de que “ninguém recupera nada em dois meses”, uma vez que a confiança pode ser recuperada em questão de semanas e até dias.

A narrativa da presidente é incoerente, principalmente porque ela tem adotado a retórica da demonização de Michel Temer, dizendo que ele “vai acabar com os benefícios sociais”. Mas se há uma melhoria da expectativa, então isso deveria se relacionar ao momento atual do governo em exercício. Dilma não deu um argumento para explicar como Temer poderia ser ao mesmo tempo alguém que “vai acabar com os benefícios sociais” e que manteria “todos fundamentos da economia” do governo Dilma.

Conforme pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 15 deste mês, o Índice Datafolha de Confiança (IDC) registrou melhora em cinco dos sete indicadores que compõem o índice geral. As expectativas dos brasileiros sobre o futuro da economia atingiram o maior patamar desde dezembro de 2014.

 

Advertisements
Anúncios

Deixe uma resposta