Membros do ISIS divulgam “manual de ataques” durante os jogos do Rio

Segundo a especialista americana em contraterrorismo, Rita Katz, terroristas utilizaram a rede social Telegram para divulgar o que seria um “manual” sobre como atacar durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que começam em agosto. O portal Terra divulgou a notícia e informa que o manual recomenda ataques em aeroportos, linhas de ônibus e veiculação de ameaças falsas de ataque, para terror psicológico. Os terroristas também recomendaram que os “lobos solitários” – indivíduos que atacam sozinho e sem planejamento central – se dirijam ao Brasil.

Ainda segundo o portal Terra:

“Na última segunda-feira (18), Rita Katz, que trabalha na agência de contraterrorismo SITE, informou que um grupo no Brasil havia declarado lealdade ao Estado Islâmico (Isis, também chamado de EI ou Daesh). Eles criaram um canal no Telegram com o nome “Ansar al-Khilafah Brazil”. Foi a primeira vez que alguém da América do Sul explicitou uma suposta aliança com o EI.”

A ABIN, Agência Brasileira de Inteligência, informou em nota que está tratando todas as ameaças de forma séria, dada a seriedade da questão.

Anúncios

Deixe uma resposta