Turquia sofre golpe de verdade

O uso de uma narrativa desconexa afirmando que o processo legal de impeachment é “golpe”, por parte do PT, pode fazer com que muitos não entendam o que realmente significa um golpe de estado.

Ao contrário do falso “golpe” narrado pelo PT, a Turquia parece estar vivendo uma situação onde um verdadeiro golpe de estado está ocorrendo.

Conforme o G1, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou nesta sexta-feira (15) que o país sofreu uma tentativa de golpe militar. Ele disse à emissora local NTV que a ação está sendo levada a cabo por um grupo de militares “fora da cadeia de comando”.

Yildirim pediu calma: “O governo eleito pelo povo continua no comando. Esse governo só sairá quando o povo disser”, disse.

A CNN turca afirma que o presidente Tayyip Erdogan está a salvo. A mesma emissora afirma que reféns foram tomados em quartéis militares de Ancara.

Segundo a Reuters, todos os voos foram cancelados no Aeroporto Ataturk, o principal de Istambul e do país. Aviões e helicópteros militares estão sobrevoando a capital, afirma a AFP.

Ainda à agência Reuters, testemunhas relataram que houve um tiroteio na cidade.

O jornal turco “Hurriyet” afirmou que a polícia de Ancara convocou todo o pessoal em serviço.Em Istambul, forças de segurança fecharam parcialmente as pontes do estreito de Bósforo.

As duas pontes foram fechadas pela divisão do exército turco encarregada da segurança interna. Imagens de tanques na entrada do aeroporto de Istambul foram exibidas pela NTV.

Anúncios

Deixe uma resposta