Juiz considerado engavetador vai julgar Lula e Delcídio

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite será o relator do inquérito em que o ex-presidente Lula e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

Soares Leite é titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, e nas investigações da Operação Zelotes, foi alvo de uma ação de suspeição, na qual o Ministério Público Federal (MPF) alegou que o magistrado teria prejudicado as investigações.Segundo os investigadores da Zelotes, o juiz foi o mesmo que barrou vários pedidos de prisão preventiva solicitados pela Polícia Federal e paralisou as interceptações telefônicas quando as diligências caminhavam para comprovar crimes praticados por altos funcionários de bancos como o Safra, Bradesco e Santander.

A 10ª Vara é a única especializada em lavagem de dinheiro de Brasília. Por ela, obrigatoriamente, passam todos os inquéritos e processos relacionados ao combate à corrupção na capital. A decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), de remeter o processo para a Justiça Federal em Brasília foi bastante controversa. Ao enviar a investigação para lá, Zavascki divergiu da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a remessa da investigação para a 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz federal Sério Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância do Judiciário.

Além de Lula e Delcídio, o ex-controlador do banco BTG Pactual, André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, também são investigados no inquérito.

Anúncios

2 comentários sobre “Juiz considerado engavetador vai julgar Lula e Delcídio

  1. eu quero saber se o luladrao, pilantra, crapula, verme, rato de esgoto não vai pedir ao juiz engavetador que se de por impedido, afinal eles são amigos, ou voce se abraça assim com qualquer um?

  2. O supremo tribunal Federal, não pode se curvar diante da arrogância de um governo que faliu, e deixou um país falido. Antes de tudo deve agir com transparência, e imparcialidade deixando que corruptos paguem por seus delitos. Ministro Levandovski, faça valer a credibilidade dessa corte, e levante essa bandeira, o povo brasileiro merece. E está em vossas mãos restabelecer a confiança na justiça.

Deixe uma resposta