União Europeia deixará de ser a maior economia do mundo

Quando os negociadores da União Europeia (UE) se sentavam para falar de acordos comerciais, eles tinham o privilégio de afirmar, por muito tempo, que representavam a maior economia do mundo. Somando todos os países-membros, a economia da UE é maior que a dos Estados Unidos e da China em várias medidas. O Brexit deve mudar tudo isso.

Agora que os eleitores do Reino Unido optaram por deixar a UE, o mercado comum deve deduzir a economia britânica, cujo peso é de US$ 2,8 trilhões anuais. E, sem ela, o bloco não será mais rival dos norte-americanos no que diz respeito ao tamanho da economia.

As estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Produto Interno Bruto (PIB), divulgadas em abril, mostram o cenário. A economia da UE ultrapassou decisivamente a norte-americana em 2004, quando o bloco incluiu dez novos membros do Leste Europeu, como a Polônia, a República Checa e a Hungria. Em 2008, a economia da UE era US$ 5 trilhões maior que a economia dos Estados Unidos, de acordo com o fundo.

Fonte: Jornal O Tempo

Anúncios

Deixe uma resposta