Lula pode vir a ser condenado e preso por até 13 anos

O Ministério Público de São Paulo abriu mais uma denúncia contra o ex-presidente Lula, que é acusado de fazer parte da Operação Custo Brasil, que integra a Lava Jato, investigando o pagamento de propina entre os anos de 2010 e 2015. Provas afirmam que Lula sabia do esquema.

O ex-presidente já foi alvo da investigação sobre o verdadeiro proprietário do triplex localizado em Guarujá (SP), no edifício Solaris. A Polícia Federal e a Justiça Estadual de São Paulo aceitaram a denúncia. Segundo a advogada Patrícia Vanzolini, a Justiça tem que cumprir a lei e tratar o caso com mais dureza e severidade pela própria pressão da sociedade.

Patrícia Vanzolini aponta que crimes como lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na modalidade de ocultação de patrimônio, a pena mínima seria de 4 a 13 anos de prisão em regime fechado. Mesmo por ser o ex-presidente, Lula não teria nenhuma regalia. O crime de lavagem de dinheiro pode render de 3 a 10 anos de prisão, enquanto o de falsidade, pena de 1 a 3 anos.

Lula também é acusado de usar posição privilegiada no PT para que a construtora Odebrecht obtivesse contratos com governos de países como Cuba, República Dominicana, África, Angola e Gana. O ex-presidente fez o esquema pessoalmente entre governos e a empresa para ter privilégio perante a concorrência.

Lula fez a estratégia com o projeto de revitalização do porto de Mariel, em Cuba. Foram financiados do bando BNDES, segundo a revista Época, mais de 1 bilhão de dólares, com juros bem mais baixos do que o mercado de hoje no Brasil para qualquer empresa.

Um projeto como esse poderia ser financiado pelo BNDES, mas somente se o Brasil tivesse benefícios após conclusões. A revitalização do porto de Mariel, em Cuba, nunca trará benefícios econômicos para o Brasil, já que o nível de comércio entre Cuba e Brasil nunca foi grande a esse ponto.

Os indícios são de que a construtora Odebrecht e governos estrangeiros financiados pelo BNDES não têm nada a ver com o Brasil, e a Odebrecht ganhou do banco muito mais do que custou a obra. Lula pode ser preso, mas se todos esses fatos forem provados.

Advertisements
Anúncios

2 comentários sobre “Lula pode vir a ser condenado e preso por até 13 anos

  1. Nao existe crime perfeito. Existe e muito no Brasil, investigações imperfeitas. Acordem: MPF, PF, STF, STJ, TCU, AGU e TSE. Acabem com esse monte de partdos políticos, dois seriam suficientes: PARTIDO DOS HONESTOS SEMPRE E PARTIDO DOS HONESTOS SOMENTE. Assim o povo teria como fiscalizar melhor.

  2. O Brasil está em estado de exceção……. A presidente do STJ Laurita Vaz foi ela quem deferiu a minha petição contra o ex governador eduardo campos em 04 2014 por crime de responsabilidade, abuso de poder, prevaricação e quadrilha devido a roubo de propriedade intelectual praticado pelo governo de Pernambuco PSB via Facepe FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO…… Ver Rp 471 no site do STJ. Chegaram a um fato de alinhamento de advogados corruptos e oab PE omissa para não me defender infringindo o pacto de San José e o estatuto do idoso….. Mãe morreu sem AMPARO e por suspeita de crime hediondo latrocínio por ser socia da minha empresa lesada nesse golpe.

Deixe uma resposta