Tropa de Temer prepara dossiê jurídico para demonstrar buracos no acordo de impunidade da JBS

Na mira da Procuradoria-Geral da República, o presidente Michel Temer conta com apoio da base para tentar travar a denúncia do procurador-geral, Rodrigo Janot, contra ele no Congresso. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, aliados do presidente possuem um dossiê jurídico que aponta caminhos para pedir a anulação da delação dos irmãos Joesley Batista e Wesley Batista, donos da JBS.

Nesta segunda-feira (19), a Polícia Federal finaliza os trabalhos no inquérito aberto contra Temer no Supremo Tribunal Federal (STF).Conforme aponta o jornal, o documento pode dar base formal a diversos questionamentos sobre o acordo firmado entre os irmãos com o Ministério Público Federal (MPF).

“A minuta tem um capítulo intitulado ‘Expectativas’ que recomenda, por exemplo, que o governo peça no Supremo a rescisão da colaboração da JBS, alegando que ela abusou da boa fé dos brasileiros e garantiu a impunidade aos delatores”, diz trecho da coluna.Entre outras coisas, o documento questiona ainda a competência do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no âmbito do STF, para homologar a delação da JBS, sugerindo que o caso teria que ter sido analisado pelo plenário da Corte.

O texto também faz questionamentos quanto ao fato do MPF não ter denunciado os irmãos Batista.Por conta da delação dos empresários, Temer responde a um inquérito no Supremo por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. A expectativa é que a PGR apresente a denúncia contra o presidente ainda essa semana. No entanto, para que o presidente se torne réu, é preciso que a Câmara autorize, por meio de votação.

Pela Constituição, para que a abertura de processo seja autorizada pela Câmara, é necessário que 2/3 dos deputados autorizem, ou seja, 342 dos 513.Na Câmara, Temer já tem 19 pedidos de impeachment pendentes de serem analisados pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é um dos aliados de Temer. O parlamentar, por conta da viagem de Temer à Rússia e à Noruega, assumirá a presidência interinamente nos próximos dias.

A informação é do site Congresso em Foco.

Anúncios

Um comentário sobre “Tropa de Temer prepara dossiê jurídico para demonstrar buracos no acordo de impunidade da JBS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s