A partir de doação, gestão Marchezan consegue agir contra enchentes em bairro de Porto Alegre

Foi instalada, na tarde desta terça-feira, 6, a peça de uma das bombas da Casa de Bombas (CB6), responsável por parte do sistema de drenagem pluvial que abrange o bairro Anchieta até o Aeroporto Salgado Filho. A instalação foi acompanhada pelo secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, pelo presidente da Associação Comunitária dos Moradores do bairro Anchieta, Lotar Markus, e membros da entidade, que doou o valor referente ao serviço de conserto do equipamento.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), tendo em vista a situação emergencial, o termo de doação assinado nesta tarde foi a solução encontrada para dar mais celeridade ao conserto da peça, visto que pelos trâmites burocráticos haveria a necessidade de orçamento e cotação de preços em três empresas, pedido de liberação de verba e aprovação, o que acarretaria na demora do conserto.

“A ação não soluciona todos os problemas de drenagem do Anchieta, mas ameniza a situação. Com o conserto, entra em operação mais uma bomba na CB6. Foi fundamental a compreensão e a parceria da associação de moradores do bairro Anchieta, que, além dos impostos que já pagam, fizeram esse esforço para que tivéssemos celeridade na instalação do equipamento. É uma pequena grande parceria público privada”, salientou o secretário Ramiro. “Somos parceiros para ajudar no que for necessário”, disse a secretária da Associação, Edna Yara Salgado.

A peça consertada é um inversor de frequência – placa de controle e comunicação -, equipamento que dá partida no motor da bomba. Com a peça recolocada, a previsão é de que a capacidade de vazão da CB aumente em mais 1.500 a 2.000 litros por segundo, praticamente duplicando a capacidade atual. A CB6 possui quatro bombas e a vazão máxima projetada era de 10.500 litros por segundo. Das quatro bombas existentes, apenas uma estava em pleno funcionamento até hoje, com vazão estimada em 2.500 litros/s. Ou seja, 24% da vazão máxima projetada.

A Surb segue monitorando os locais atingidos por alagamentos e trabalha junto ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) em busca de projetos para reforma desta e de outras Casas de Bombas.

As informações são do site de Ramiro Rosário, Secretário de Serviços Urbanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s