4 coisas que você precisa saber sobre Joaquim Barbosa

Por Francine Galbier

Joaquim Barbosa, ex-ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal, foi indicado ao STF por Lula. Passou a ocupar o cargo em 2003 e ganhou popularidade por ser o relator do processo do Mensalão, que teve início em 2005.

Pelo desempenho no processo, seu nome chegou a ser citado pela direita como candidato à presidência em 2014, pois ele se mostrava como um “anti-petista” mesmo tendo sido escolhido para o cargo pelo próprio PT.

Agora o nome Joaquim Barbosa está de novo em evidência, por suas recentes declarações de que pode sair candidato à 2018. Mas não se engane: Joaquim nunca foi e nem poderia ser o candidato da direita, como falavam em 2014. Ele sempre esteve ao lado da extrema-esquerda. 

Defende que todas as coisas devem ter regulamentação

Veja as declarações que ele fez, enquanto defendia a regulamentação estatal, em uma de suas audiências no STF:

“Normatização, regulação, seja ela do Estado ou autorregulação, é importante. O que não deve haver é falta de qualquer regulação. 

Para Joaquim, quanto mais regulamentação se metendo na sua vida melhor.

Defende a Censura de Imprensa

Na mesma audiência em que disse que todas as coisas devem ser regulamentadas, também defendeu a regulação da mídia. Segundo ele falta “diversidade” nos meios de comunicação do país:

“Há organizações que fizeram esforços nos últimos 15, 20 anos, para ter mais a cara do Brasil, na chamada paisagem audiovisual brasileira. Outras simplesmente não despertaram para essa necessidade. Precisamos de visões mais plurais e ver isso com mais naturalidade. Vocês não acham que a informação no Brasil é repetitiva, obsessiva, cansativa às vezes? Todo mundo diz a mesma coisa”.

Joaquim está falando sobre a regulamentação do conteúdo de meios de comunicação. Será que a ideia dele é que exista uma comissão para policiamento e censura em nome da diversidade?

Acha que o Impeachment foi um golpe contra Dilma

Em uma entrevista para Mônica Bergamano à Folha em fevereiro de 2016, Joaquim deu declarações interessantes. Disse que o processo legítimo e constitucional, que era vontade de mais da metade da população nacional, o impeachment, foi uma “operação Tabajara”. Levantou a mesma tese dos petistas, foi tudo um circo para conter a Lava Jato e o Congresso estava mancomunado com Michel Temer para derrubar a “presidenta”. Pois é, ele é da turma do Fora Temer mas Volta Dilma.

Caráter Intolerante e Autoritário

Sobre essa entrevista de Joaquim à Folha, o jornalista Reinaldo Azevedo fez crítica em seu blog, dizendo que o ex-ministro tinha falado bobagens. Joaquim, revelando seu caráter autoritário e intolerante, de quem quer censurar a mídia e impor até mesmo o conteúdo que devem passar na Tv, escreveu em seu Twitter sobre Reinaldo:

Se concorrer à presidência em 2018, Joaquim Barbosa não poderá promover nenhuma renovação no cenário político. Ele é mais do mesmo, ou até pior.

Anúncios

33 comentários sobre “4 coisas que você precisa saber sobre Joaquim Barbosa

  1. Fica difícil a volta do Ministro Joaquim Barbosa às questões Políticas do PAÍS. De uma forma não convincente, ele nos abandonou inexplicavelmente. A maneira que ele apresentou, nos dava uma grande alegria parecendo que : Surgiu um Nome apareceu um Homem. Mais, foi tudo por água abaixo, sua chance foi embora Senhor Ministro Joaquim Barbosa. Meu voto mesmo que vinha nas minhas dúvidas, já não existe mais!!!

    Curtir

    1. Ele se justificou , quando perdeu estribeiras na discussão com Gilmar Mendes e apelou pro ” o Sr. não está falando com seus capangas” dizendo,-se negro. Não sabe que juiz é juiz, não é mulher,homem , negro, branco ou mulato
      Demonstrou ter um ranco negro também ao nao convidar um branco sequer a festa de presidente do Supremo. O mais claro. A participar foi Djavan. He he he
      Agora em com essa de perguntar se o Brasil edta preparado..

      Curtir

  2. Não confio + em nenhum político e pessoas ligadas ao PT e aliados.Quanto a J Barbosajá fez seu trabalho, Jurídico. Como Politico não tem ” jogo de sintura” Os demais Partidos tambem maucumunados com firmas( caixa 2)…Mudança radical

    Curtir

  3. Se elegendo teras o meu voto,pois a nossa democracia nessessita de pessoas com estes principios,coisa escassa no senario politico brasileiro,que venha JB…

    Curtir

  4. Uma chapa Marina Silva/Joaquim Barbosa seria a pior desgraça q poderia acontecer para o Brasil. Lula e Ciro nós já sabemos a merda q representam, mas Marina/Joaquim Barbosa são a extrema esquerda maquiada de boas intenções. Seriam os candidatos apoiados por George Soros, Catraca Livre, Quebrando o Tabu e toda esquerda politicamente correta.

    Curtir

  5. Gastou tempo para fazer buraco n’água.
    Joaquim jamais escondeu sua vertente social democrata e foi notoriamente reconhecido na condução no processo do mensalão. Se não pegou o Lula a culpa foi do Gurgel.
    Quem defende os fragmentos da direita deveria se informar melhor ao querer compor um texto “anti Campanha” ou não redundar tanto usando as mesmas retóricas fracas do Lula.
    Todos países do mundo tem regulamentações e nós temos em excesso porque o estado, o contribuinte e o empresariado digladiam-se em vez de cooperarem.

    Curtir

  6. Quando me perguntam se votaria no JB pra presidente, eu digo que nem, pra porteiro de prédio eu votaria nele. Vou enumerar meus motivos aqui
    1º Votou no Lula em 2002, é o de menos
    2º Votou no Lula em 2006, mesmo sendo relator do mensalão, e sabendo da quantidade de escândalos que surgiu no seu 1º governo, ainda assim deu seu voto ao Lula na reeleição.
    3º Votou na Dilma em 2010, mesmo com o tanto de escândalos que envolveu Lula e Dilma, no 2º mandato do Lula.
    4º Quando o povo mais precisava dele, aposentou precocemente.
    5º O tanto de besteiras que falou depois que se aposentou.
    6º, Um cara que foi ministro do STF, dizer que o impeachment da Dilma não tinha respaldo jurídico pois o povo não foi consultado, é querer debochar da cara do povo, pois onde na Constituição que ele deveria conhecer muito bem, consta que o impeachment só é válido se houver um plebiscito.
    Pra mim continua o petista que sempre foi, pois desde 1990 sempre votou no PT, portanto não voto nele pra presidente, se alguém o lançar como vice na chapa, não voto também, nem pra senador, nem deputado Federal, nem pra governador, nem pra deputado Estadual, nem pra prefeito e nem pra vereador. Também torço pra que ninguém o convide pra ser Ministro de qualquer coisa que seja,. Quem discordar de mim, não tem a mínima importância e vou respeitar a opinião dele, mas a minha é essa e espero ter esclarecido porque não confio e nem votaria nele.
    Aposentou alegando doença, só pra não pedir uma investigação sobre a morte de Celso Daniel e nem quis saber de ouvir Roberto Jefferson dizer que os desvios do mensalão, com a descoberta dele, havia sido direcionado a Petrobras, ou seja, se naquela época tivesse pedido investigação, o Petrolão não teria acontecido e o Lula acabaria destituído. Agora já está curado da doença né ?

    Curtir

  7. Calma gente é só boatos, vamos esperar. Muitas coisa podem acontecer até o ano q vem. Temos q renovar o congresso nacional é o senado, aí sim, começaremos a mudar este país…..

    Curtir

  8. Seria bom um Presidente negro num país que tem 52% da população negra e discriminada, escanteada. Basta ver quem ocupa os lugares de destaque no país ??? Acho que ele se elegeria com o voto dos negros em sua maioria.

    Curtir

  9. NA ADIN que PEDIA A ANULAÇÃO DA PEC 41 (Reforma da Previdencia de Lula, 2003), por INCONSTITUCIONALIDADE, O Sr. Ministro Joaquim Barbosa votou pela improcedência da AÇÃO. Reforma essa que bitributou os aposentados e pensionistas, direitos adquiridos foram esquecidos, não houve Regras de Transição, e milhares de pré-aposentandos morreram sem tempo de providenciarem Previdência Privada aos seus dependentes, porque reduziram sem regra de transição o pecúlio aos dependentes, ao limite do teto do INSS. REFORMA INCONSTITUCIONAL SIM, venal, cruel, injusta !

    Curtir

  10. Esse fez aquele espetáculo todo iludindo muita gente, mas os farsantes são sempre desmascarados, principalmente quando vem de uma corrente ideológica comunista que não se coaduna com o povo brasileiro, religioso, alegre até na pobreza, que não se submeteria a arrogância vermelha que todos nós conhecemos depois que conseguem o poder.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s