MPF dá ultimato a JBS e diz que só topa leniência com multa de R$ 11 bi

O MPF informou nesta sexta-feira que só aceitará fechar um acordo de leniência com o grupo J&F, dono do frigorífico JBS, se ele concordar em pagar 11,1 bilhões de reais em multa pelos esquemas de corrupção nos quais se envolveu nos últimos anos. Os pagamentos seriam parcelados em até dez anos. Num tom de ultimato, a procuradoria divulgou uma nota, dizendo que a companhia tem até às 23h59 de hoje para se pronunciar, senão o acordo será desfeito. As informações são da Veja.

O grupo queria fechar a leniência em 1 bilhão de reais, disse o MPF. Os procuradores se reuniram nesta sexta-feira com dirigentes da área jurídica da empresa em São Paulo, mas não chegaram a um consenso. A assessoria da JBS informou que não irá comentar o assunto.

O acordo de leniência é como se fosse uma espécie de delação premiada firmada com pessoas jurídicas. O acerto prevê o abrandamento de punições no âmbito civil em troca da confissão de irregularidades e da promessa de indenizar o erário. Na prática, serve para manter a empresa idônea — ou seja, habilitada para contratar com o poder público.

Se for aprovado nestes termos, o acordo superará o que a procuradoria fechou com a Odebrecht, que se comprometeu a pagar 6,7 bilhões de reais de multa em 20 anos — o maior do mundo até agora em valores monetários.

Esse acordo começou a ser negociado com a procuradoria no fim de fevereiro.

O MPF baseia o valor de 11,1 bilhões no porcentual de 5,8% do faturamento do grupo J&F em 2016 — a proposta da empresa, por outro, equivale a 0,51% do seu faturamento no mesmo ano. A Lei Anticorrupção estipula como parâmetro um porcentual que varia de 0,1% a 20%.

Anúncios

4 comentários sobre “MPF dá ultimato a JBS e diz que só topa leniência com multa de R$ 11 bi

  1. Essa leniencia para eles não interessa pois os clientes deles somos nós o povo é nao o governo, diferente da odebreschet que o cliente final sempre é o governo. Será que eles são cegos? O maior banco do Brasil BNDS governo e sócio dos caras em 30% será que vão deixar a empresa quebrar??? Claro que não.

    Curtir

    1. Interessante que eles têm dinheiro para comprar políticos corruptos, e não tem para o acordo de leniencia, pau nesses bandidos da FRIBOI, que pegaram o dinheiro dos brasileiros e foram investir noutros países.!!!

      Curtir

  2. 11 bi.. É justo isso? Não concordo,houve corrupção? Sim muita, mais sabemos que nesse país pra trabalhar tem q pagar propina senão é nota que não sai,é inspeção que não aprova, todos querem q molhem a mão, enfim corruptos e corrutores, foi bom ele dar um basta nisso, chega de trabalhar pra político.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s